Faça um checklist de seu consultório!

  • O resultado é uma forma de auto-conhecimento de suas próprias condições de trabalho.


  • Pisos, paredes e tetos sem rachaduras, mofo, etc.
  • Boas condições de segurança
  • Instalações hidráulicas em boas condições
  • Extintores de incêndio regularizados

  • Bancos ou cadeiras
  • Mobiliário de fácil limpeza e desinfecção
  • Ventilação adequada
  • Iluminação adequada
  • Pisos laváveis e de fácil desinfecção
  • Paredes laváveis até 2m
  • Piso, paredes e teto em bom estado de higienização

  • Sanitário independente para pacientes
  • Pisos laváveis e de fácil desinfecção
  • Piso, paredes e teto em bom estado de conservação
  • Piso, paredes e teto em bom estado de higienização
  • Ventilação adequada

  • Dispensador com sabão líquido
  • Saboneteira vazada com sabão em tablete
  • Suporte para papel toalha
  • Toalhas descartáveis
  • Lixeiras com tampa e saco plástico
  • Ponto baixo de água com torneira

  • Área suficiente para instalação dos equipamentos
  • Circulação interna ( 10 m2 )
  • Ventilação adequada
  • Iluminação adequada
  • Pisos e paredes laváveis até 2 m.
  • Pisos, paredes, tetos em bom estado de conservação
  • Pisos, paredes, tetos em bom estado de higienização
  • Lavabo com acessórioso
  • Torneiras acionadas sem o comando da mão
  • Dispensador com sabão líquido
  • Suporte para papel toalha
  • Toalhas descartáveis
  • Lixeira com tampa, pedal e saco plástico
  • Mobiliário para guardar medicamentos
  • Objetos de decoração / plantas em local adequado
  • Área administrativa definida
  • Área para prótese
  • Área para copa (definida por barreira física ou técnica)
  • Área para DML (depósito de material de limpeza)
  • Equipamentos odontológicos em boas condições de higiene e conservação, permitindo trabalho ergonômicamente correto
  • Equipo odontológica
  • Cadeira clínica
  • Mocho
  • Refletor
  • Unidade auxiliar e sistema de sucção
  • Equipamentos periféricos (anotar as irregularidades, quando existentes)
  • Barreira física entre os consultórios odontológicos

  • Uso correto de estufa (calor seco) :

  • Manutenção técnica preventiva adequada
  • Área de circulação interna satisfatória
  • Controle de temperatura através de termômetro de mercúrio e termostato
  • Temperatura de utilizada a ______ º C, por ______ horas .
  • Acondicionamento correto em bandejas ou caixas
  • Controle de estocagem e prazos de validade do material estéril corretos
  • Controle de temperatura e pressão adequados, em perfeita condição de instalação à rede elétrica e de limpeza
  • Acondicionamento adequado do material a ser esterilizado

  • 1. uso de indicador biológico

    2. uso de indicador químico



    Uso correto de autoclave (calor úmido):


  • Acondicionamento adequado do material a ser esterilizado
  • Controle de temperatura e pressão adequados, em perfeita condição de instalação à rede elétrica e de limpeza


  • Uso correto de soluções químicas esterilizantes e/ou desinfetantes:


  • Uso de soluções/produtos químicos padronizados pelo MS Port. 930/92 (anotar nomes dos produtos).
  • Limpeza prévia dos artigos
  • Controle da esterilização: vidros ou plásticos
  • Produtos dentro do prazo de validade
  • Imersão total dos artigos na solução utilizada
  • Enxágue em água estéril
  • Tempo de exposição dos produtos de acordo com recomendação do fabricante

  • Lixo em recipientes tampados, limpos e higienizados constantemente e adequadamente armazenados para coleta
  • Recipientes sinalizados e adequados para coleta de lixo séptico, colocados longe do alcance de animais
  • Recipiente com tampa e paredes rígidas, com solução desinfetante rotulado como contaminado para coleta de todo Material pérfuro-cortante Desprezado (agulhas, lâminas de bisturi, etc.)
  • Aparelho para destruição de agulhas




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  • Rua Antonio Maria Coelho, 1463 - Centro
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  • Segunda a Sexta - 7:30 às 17:00

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  • Dr. Fernando Jaime Cavalli – CRO: 4813
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